terça-feira, 28 de agosto de 2012

110 anos de Direito na UFPA



ICJ COMEMORA 110 ANOS DA FACULDADE DE DIREITO

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) está completando 110 anos de existência. Em comemoração, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) realiza, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Auditório Prof. José Vicente Miranda Filho, o evento 110 anos da Faculdade de Direito no Pará, do qual docentes, discentes, pesquisadores, gestores, advogados, defensores públicos, magistrados, promotores de justiça e demais interessados estão convidados a participar. Essa programação faz parte da comemoração que irá até o final do ano, com mais atividades alusivas à data.
A ideia do evento, segundo o professor José Heder Benatti, diretor adjunto do ICJ, é reconhecer as atividades desenvolvidas no curso, nos últimos anos. Dentro disso, serão prestadas homenagens aos antigos diretores do Instituto: Adherbal Augusto Meira Matos, que dirigiu o ICJ no período de 1973/1978; Ophir Filgueiras Cavalcante, 1978/1981; José Augusto Torres Potiguar, 7/11/1985 a 28/12/1985; Wilhan de Almeida Cavalcante, 1985/1989; Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, 1990/1993; João Batista Klautau Leão, 1994/1997; Milton Augusto de Brito Nobre, 1998/1999; Luiz Fernando de Paiva Neves, 12/1999 a 2008.
“Buscamos, com essas homenagens, reconhecer o esforço coletivo, que fez a Faculdade chegar aonde chegou”, conta o professor Benatti. Para o professor Antônio Mattos, diretor do ICJ, a homenagem também é muito importante, pois “faz o reconhecimento dos valores humanos, que contribuíram com o crescimento da Faculdade de Direito”.

A Faculdade – A Faculdade de Direito da UFPA foi fundada em 31 de março de 1902. Ao longo de 110 anos, diversos diretores, professores, pesquisadores e estudantes passaram por ela, construindo uma história de renome para o curso de Direito. Hoje, a Faculdade de Direito da UFPA está classificada entre as 10 melhores do Brasil. “Além de avaliações do Ministério da Educação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) premiou o nosso curso de Direito como um dos melhores do País, por meio do selo ‘OAB Recomenda’. Também fomos reconhecidos com o recebimento de cinco estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril”, ressalta o professor Benatti. E tem ainda o Programa de Pós-Graduação em Direito do ICJ, reconhecido pela CAPES, com o maior conceito (5) de avaliação.
Além de capacitar os estudantes, a Faculdade de Direito objetiva ensinar a melhor forma de contribuir com a sociedade e de ajudar a solucionar os problemas. Segundo o professor Antônio Mattos, “é da Faculdade de Direito que saem os magistrados, que saem os membros do Ministério Público Federal e Estadual, os procuradores, os advogados, para defender os direitos da cidadania, os direitos humanos, os grandes professores, os grandes juristas e outros. Então, a contribuição é enorme não só para os alunos, mas também para a sociedade”.
Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações de Ana Castro, da Assessoria de Comunicação do ICJ.
Fotos: Alexandre Moraes e Reprodução Google
Mais informação e o texto integral clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!